Seguidores

BOAS VINDAS A TODOS OS VISITNTES!

ENCICLOPÉDIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO: DISPONIBILIZANDO MATERIAL TÉCNICO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL - SIGA NOSSO BLOG E FIQUE BEM INFORMADO: LEGISLAÇÃO ATUALIZADA - CONTEÚDO DE QUALIDADE - SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Construção Civil - Conscientização de Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras



Conscientização no canteiro de obras


Construção civil investe em ações, treinamentos, cursos e programas de requalificação para reduzir o número de acidentes de trabalho e garantir a segurança e saúde dos operários.
 Elian Guimarães
 A construção civil ocupa o terceiro lugar no número de acidentes de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2012, até novembro, ocorreram 65 acidentes graves em Minas Gerais, com 88 mortes. Em Belo Horizonte foram registrados 15 eventos que deixaram 11 mortos. O ministério vem registrando desde 2008 sensível redução nos acidentes no trabalho, em geral, em todo o país. Dados de 2010 indicam 701.496 emissões de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Em 2008, esse número chegou a 755.980 casos. O número de óbitos foi de 2.712 em 2010, contra 2.817 em 2008.
 Na análise de setores específicos da indústria, as atividades de produção de alimentos e bebidas, com 59.976 ocorrências, e o da construção civil, com 54.664 registros, são os com maior número absoluto de trabalho em 2010.
 O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-MG) criou em 1992 o Serviço Social da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) por iniciativa de empresários do setor, visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores na construção e de seus dependentes.
 Entre as diversas ações da entidade está o investimento nos canteiros de obra, de forma a garantir a segurança e, consequentemente, aumento da produtividade, fomentando a adoção de comportamento de prevenção permanente voltado para a redução substantiva dos riscos que possam comprometer a saúde e colocar em risco a segurança do trabalhador.
 São palestras, treinamentos, cursos de formação para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), avaliações preventivas de riscos, distribuição de material educativo, requalificação e controle médico e saúde ocupacional, entre outros. 

Fonte:http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/conscientizacao-no-canteiro-de-obras

Um comentário:

Bem vindo ao Blog Nossa Segurança do Trabalho, agradecemos sua visita. Sua opinião é muito importante para nós.