Seguidores

BOAS VINDAS A TODOS OS VISITNTES!

ENCICLOPÉDIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO: DISPONIBILIZANDO MATERIAL TÉCNICO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL - SIGA NOSSO BLOG E FIQUE BEM INFORMADO: LEGISLAÇÃO ATUALIZADA - CONTEÚDO DE QUALIDADE - SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES

domingo, 14 de abril de 2013

RBSO - Revista brasileira de saúde ocupacional completa 40 anos

RBSO comemora 40 anos 

LINK:REVISTA BRASILEIRA DE SAUDE OCUPACIONAL

Por Pres em 11/04/2013 


A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO completa 40 anos neste mês de abril. A primeira edição, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 1973, foi lançada no dia 10 de abril daquele ano, numa cerimônia no Departamento Técnico da Fundacentro, situado então no bairro de Perdizes, em S. Paulo.


Após reorientação da revista em 2003, a versão atual do periódico científico é fruto de uma reestruturação implementada em 2006, que reuniu os pesquisadores José Marçal Jackson Filho, Eduardo Garcia Garcia, Mina Kato e Eduardo Algranti, entre outros. “Havia na época grande necessidade, expressa por vários colegas do meio acadêmico, de uma revista de reconhecimento científico que publicasse, especificamente, pesquisas no campo da saúde do trabalhador. Isso motivou nosso esforço em mobilizar colegas em prol de um projeto de reestruturação”, relembra o editor científico, José Marçal Jackson Filho.

O corpo editorial foi redefinido. Abriu-se também a uma extensa rede de pesquisadores de diversas instituições a possibilidade de colaborar na avaliação dos artigos submetidos. A secretaria executiva, que conta com a participação de outras áreas da Fundacentro, foi estruturada para garantir o apoio administrativo necessário ao funcionamento do periódico, centralizar o acompanhamento do fluxo editorial de avaliação e publicação de artigos. Essas ações asseguram a periodicidade e pontualidade do periódico, hoje com duas edições anuais.

Reconhecimento

Uma das conquistas da nova fase foi indexar a revista em várias bases bibliográficas especializadas em artigos científicos, como a SciElO – Scientific Eletronic Library Online e a LILACS – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde. 

“Para fazer parte dessas e de outras bases, a RBSO teve de atender critérios de qualidade referentes aos artigos e ao corpo editorial, periodicidade, número de artigos originais, entre outros. São essas bases que dão credibilidade e visibilidade para os periódicos”, avalia o editor executivo da RBSO, Eduardo Garcia Garcia. A seu ver, a presença nessas bases possibilita o recebimento de mais artigos e de melhor qualidade.

Esse impulso também vem sendo dado pela avaliação Qualis, criada pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A RBSO está classificada em 19 áreas diferentes.

“Estar classificado num grande número de áreas é incomum e impressiona. O motivo principal é o escopo e o perfil da revista. A Qualis atrai bons pesquisadores e bons artigos porque é uma exigência da Capes”, explica o editor científico da RBSO, Eduardo Algranti.

Os 40 anos da revista serão comemorados nos lançamentos das edições deste ano. No primeiro semestre haverá um debate com os autores da edição nº 126, volume 37, que traz um dossiê temático sobre assédio moral no trabalho. Está previsto outro evento para o lançamento da edição do segundo semestre.

“A RBSO se consolidou nos últimos anos e recebeu sinais de reconhecimento de sua qualidade”, afirma Algranti. “O trabalho na revista tem sido fonte de aprendizagem muito grande para a equipe de editores.” O médico, pesquisador da Fundacentro, acredita que a publicação contribui para o fortalecimento da metodologia científica na área de Segurança e Saúde no Trabalho.

“Também propicia uma oportunidade de troca de experiências com pesquisadores de outras instituições”, complementa Garcia. “É uma publicação importante por ser um lócus da produção científica na área. Melhor indexada, ela se mantém como fonte de disseminação de informações, consolida-se como referencial técnico-científico e fortalece o papel institucional da Fundacentro como instituição de pesquisa.”

“A revista hoje é importante porque se fundamenta em um paradigma mais abrangente do campo, com visão interdisciplinar, e por levar em conta também os aspectos sociológicos e políticos, não apenas os técnicos”, conclui Marçal Jackson Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Nossa Segurança do Trabalho, agradecemos sua visita. Sua opinião é muito importante para nós.