Seguidores

BOAS VINDAS A TODOS OS VISITNTES!

ENCICLOPÉDIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO: DISPONIBILIZANDO MATERIAL TÉCNICO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL - SIGA NOSSO BLOG E FIQUE BEM INFORMADO: LEGISLAÇÃO ATUALIZADA - CONTEÚDO DE QUALIDADE - SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES

terça-feira, 16 de abril de 2013

Acidente em Porto Alegre: Pequenas obras oferecem riscos que não são devidamente controlados



Dois homens ficam feridos após soterramento na zona sul da Capital 
Operários, que são irmãos, trabalhavam no reparo de um muro que apresentava rachaduras


Adriano de Carvalho 


Dois homens ficaram feridos após um deslizamento de terra no início da tarde desta terça-feira em uma obra na Vila Conceição, na zona sul de Porto Alegre. Após uma operação que durou cerca de duas horas e trinta minutos, os dois operários, que ficaram soterrados, foram retirados com pequenas escoriações.

Segundo relatos da Polícia Civil e da Brigada Militar, os dois trabalhadores, que são irmãos, escavaram a terra para reparar um muro que apresentava rachaduras. Entretanto, como a sustentação não foi adequada, a terra cedeu e acabou cobrindo a dupla.

A partir daí, seguiu-se uma operação que também envolveu bombeiros e profissionais do Samu. A primeira vítima, Leopoldino Martins de Mello, ficou com metade do corpo soterrado. Mas foi retirado rapidamente e recebeu atendimento ainda no local. 

O  que demorou mais foi o resgate do segundo operário. Ademar Martins de Mello ficou coberto de terra até o peito e estava prensado contra o muro de contenção. Cerca de cinco profissionais do grupo de busca e salvamento tiveram o trabalho de retirar a terra com baldes, aos poucos, para evitar novo deslizamento. Por volta das 15h35min, Ademar foi resgatado e retirado em uma maca. 

— A parte mais difícil foi a instabilidade no local. Um serviço minucioso, passo a passo. Cada vez que tiravam a terra, o talude (muro) ameaçava desabar. O trabalho foi demorado, mas feito com segurança para que não ocorresse nenhum infortúnio maior — relatou o capitão Eduardo Estevam Rodrigues, do Corpo de Bombeiros.

Após o resgate, Ademar seguiu numa ambulância até o Hospital de Pronto Socorro da Capital.
Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros participaram do resgate
Foto: 1ºBPM / Divulgação

Fonte:Zero Hora/Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Nossa Segurança do Trabalho, agradecemos sua visita. Sua opinião é muito importante para nós.