Seguidores

BOAS VINDAS A TODOS OS VISITNTES!

ENCICLOPÉDIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO: DISPONIBILIZANDO MATERIAL TÉCNICO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL - SIGA NOSSO BLOG E FIQUE BEM INFORMADO: LEGISLAÇÃO ATUALIZADA - CONTEÚDO DE QUALIDADE - SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ergonomia no manuseio de sacos de Cimento

Foi criada uma nota técnica pelo Ministério do Trabalho a respeito do manuseio de sacos de cimento de 50kg. Embora o artigo 198 da CLT apresente  o limite máximo de 60kg para levantamento individual de peso, é sabido que mesmo para um trabalhador "forte" e acostumado com serviço pesado este tipo de trabalho é danoso a saúde a médio e longo prazo ocasionando danos a saúde da coluna e articulações de membros superiores e inferiores. Durante muitos anos o serviço pesado foi ignorado pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, mas uma nota técnica lançada este ano traz uma clareza maior a questão. Apesar de ser a respeito da condição de manuseio de sacos de cimento na industria da construção civil a mesma pode servir de balizamento para outras atividades tais como: serviços rurais, de estiva, mineração e outras atividades em que se exige o manuseio de materiais com mais de 25kg movimentados por apenas um trabalhador. A boa prática recomenda que os sacos de cimento manuseados sejam de 25kg ou de 50kg, mas que sejam manuseados por dois trabalhadores. Assim como os atletas o aquecimento antes do inicio das atividades e o manuseio correto das cargas é a garantia de uma vida laboral mais saudável.
Abaixo link com a nota técnica de ergonomia para manuseio de sacos de cimento.

sábado, 28 de setembro de 2013

Segurito 84

Mais uma edição do Jornal da Segurança do Trabalho - Segurito, o Blog Nossa Segurança do Trabalho apoia inciativas como essa de divulgação de medidas de prevenção de acidentes e de divulgação da Segurança do Trabalho, se você tiver algsuma sugestão de pauta para o nosso blog entre em contato pelo e-mail: consultoriaetreinamentos@hotmail.com ou poste nos comentários das postagens sua colaboração. Abaixo o link do Segurito 84. Boa leitura a todos!

Link: Segurito84